falecom@nexusviagens.com.br
Estrada Velha de Santos

Estrada Velha de Santos: Riqueza em cultura e história

A Estrada Velha de Santos faz parte da Serra do Mar, importante composição biológica brasileira. Local ideal para os amantes da natureza e história


Se estendendo do Rio de Janeiro até Rio Grande do Sul está a maior unidade de conservação da Mata Atlântica, com cerca de 1,5 mil quilômetros: a Serra do Mar. É um espaço que protege 25 municípios paulistas e engloba importante destinos, como a Estrada Velha de Santos. Além disso, possui ampla riqueza de fauna e flora. No destino, é possível encontrar centenas de espécies de aves – ideal para os praticantes da observação de pássaros , bem como espécies em extinção, incluindo felinos e primatas.

O lugar também se torna perfeito para os amantes de história e descobertas, já que sua origem remete há mais de 100 milhões de anos, durante o Gondwana – período que consistia na união da América do Sul, África, Antártida, Austrália e índia. Com a separação, formou-se a cadeia andina, resultando na costa brasileira e no início da formação da Serra do Mar. A estabilidade climática permitiu, por exemplo, que a vida terrestre se desenvolvesse e que o sistema ecológico se estruturasse, contribuindo para as características atuais.

Monumentos históricos da Estrada Velha de Santos

No meio da Serra do Mar, está a famosa Estrada Velha de Santos – também conhecida como Rodovia Caminho Mar –, que liga São Bernardo do Campo a Cubatão. Essa estrada, com cerca de 13 quilômetros de extensão, faz parte da história brasileira. Foi a primeira estrada do País, por exemplo, a receber pavimento de concreto.

Além deste fato, outros também contribuíram para a complexa importância cultural do lugar. Washington Luis, governador de São Paulo em 1922, mandou construir alguns monumentos para comemorar os cem anos da independência do Brasil. Ao todo, foram sete novas construção, todos de autoria de Victor Dubugras. Foram eles:

  • Monumento do Pico
  • Pouso De Paranapiacaba
  • Belvedere ou Pouso Circular
  • Rancho da Maioridade
  • Padrão do Lorena
  • Pontilhão da Raiz da Serra
  • Cruzeiro Quinhentista


Esses monumentos foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e, posteriormente, declarada Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Portanto, riqueza histórica define bem a Estrada Velha de Santos.  

Cultura de sobra

Os amantes em cultura e história ficam encantados com a possibilidade de conhecer melhor a Estrada Velha de Santos e se aventurar com as diversas possibilidade de atrativos à disposição no local. Uma delas é a Trilha dos Monumentos Históricos Caminhos do Mar. A atividade é ideal para todos os perfis de público e perfeito para levar a família, o cônjuge ou, até mesmo, ir desacompanhado.

Essa experiência conta com uma extensão de nove quilômetros e é realizada em, aproximadamente, cinco horas com guia oficial do Parque Estadual Serra do Mar. Por isso, é considerada de grau regular. Mas não se preocupe! Basta seguir as orientações que é possível aproveitar o que há de melhor no local.

Durante o percurso, o visitante conhecerá pontos importantes da Estrada Velha de Santos, como a torre de observação Paredão do Lorena. Em dias com céu aberto, é possível ter uma visão panorâmica da baixada santista, bem como da Mata Atlântica presente na região.

Gavião-carijó é uma das espécies presentes no roteiro (Fonte: Parque Estadual Serra do Mar)

Essa também é a possibilidade de estar mais próximo da fauna local, que conta com cigarrinhas, preguiça-de-três-dedos, gavião-carijó, corujinha-do-mato, macaco-prego e guaxinim.

Algumas recomendações são dadas aos futuros aventureiros que embarcarão nessa expedição. Ao se aventurar na Estrada Velha de Santos, a vestimenta deve ser composta de tênis antiderrapante, calça, camiseta, boné e óculo de sol. Além disso, é aconselhado que levem água, lanches, protetor solar, toalha e, para registrar aqueles momentos únicos, binóculos e máquina fotográfica.  

Gostou da dica? A Nexus Viagens e Turismo realiza com frequência uma excursão em grupo ideal para você que quer se aventurar pela Estrada Velha de Santos e conhecer de perto esse destino rico em cultura e história. Para saber mais, clique aqui!. Até a próxima!

Para receber dicas e novidades sobre excursões, viagens e turismo, siga nossas redes sociais Instagram, Pinterest e Facebook.

Redacao Nexus Viagens

View All Posts
Conversar pelo WhatsApp